Inovação

As empresas são o centro da inovação, é através delas que as tecnologias, invenções, produtos e ideias chegam ao mercado e mantêm, consequente, as empresas jovens. Por outro lado, uma empresa que não inova acaba por estagnar e perecer.

As inovações permitem às empresas aceder a novos mercados, aumentar ou seu portfólio, as suas receitas e adquirir novos conhecimentos. Mas, apesar deste papel central exercido pelas empresas, a interação entre parceiros é fundamental para facilitar as inovações. Cientes disso, e acreditando que a inovação é o caminho certo, criámos um departamento de I&D baseado no Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (SGIDI definido pela norma NP4457:2007). Realizamos continuamente parcerias com entidades do sistema científico tecnológico, nacional e internacional.

A Campotec está empenhada no desenvolvimento de uma estratégia de aperfeiçoamento contínuo, acompanhando as expectativas dos clientes. Essa premissa obriga-nos a estabelecer e manter um conhecimento atualizado das necessidades e interesses dos nossos clientes, criar e manter manuais e procedimentos e garantir que os nossos recursos são os adequados para conduzir o processo inovador na nossa organização.

A Agência Nacional de Inovação reconheceu, recentemente, a idoneidade do departamento de I&D.

campotec-folhas2.png
BIOMA

Resumo: O projeto mobilizador de I&DT liderado pela Campotec “BIOma – Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar” reúne um consórcio alargado de 24 entidades nacionais inseridas na fileira agroalimentar, tais como hortofrutícolas, vitivinícola e azeite, entre outros, com o desígnio de reposicionar as empresas da cadeia de valor agroalimentar (CVAA) em patamares mais competitivos e sustentáveis, promovendo estratégias e um ecossistema que potenciem de uma forma inovadora a adoção de soluções integradas de Bioeconomia, sustentabilidade e combate ao desperdício alimentar.

Site de Projecto: https://projetobioma.pt/ 

Prazo de execução: inicio a 01 Julho 2020 e fim a 30 de Junho de 2023

Opti-M-Al

Resumo: No âmbito deste projecto, os objectivos assentam na definição uma matriz de produção, instrumentos de controlo e modelação, que permitam optimizar a qualidade da “Maçã de Alcobaça” na região da IGP e com isso obter um produto diferenciado orientado a um novo segmento de mercado onde se inclui uniformização do modelo de produção para definir densidades de plantação e tipos de poda a recomendar nos novos pomares e aquisição de dados fisiológicos e de radiação que permitam a realização de práticas culturais cientificamente comprovadas.   

Site de Projecto: https://go-optimal.webnode.pt/ 

Prazo de execução: Início a 01 Julho 2017 e fim a 31 Dezembro

Mac-Ferti-Qual

Resumo: Procura-se com o projeto encontrar, para o atual modelo de produção moderna de Maçã de Alcobaça IGP, um referencial nutricional mais equilibrado, de modo a desenvolver-se um novo produto maçã, das cultivares do grupo Gala, as mais exportáveis, com novos parâmetros mínimos de qualidade interna e externa, mais elevados e mais diferenciadores, ou seja, introduzir dentro de uma maçã mais racionalidade e mais equilíbrio nutricional. 

Site de Projecto: https://macfertiqual.webnode.pt/

Prazo de execução: Início 1 Julho 2017 e Fim 31 Dezembro 2021

Pro-Energy

Resumo: O mote deste projecto é a obtenção de novos produtos alimentares e bioenergia a partir de frutos de baixo valor comercial e resíduos agro-industriais, melhorando a performance de sustentabilidade e economia circular das organizações

Site de Projecto: https://go-proenergy.webnode.pt/

Prazo de execução: 01 Outubro de 2017 a 30 Setembro 2020

Poli-Max

Resumo: O âmbito do projecto a promoção da polinização entomófila, para aumentar a riqueza nutricional e de sabor da fruta, maior resistência a doenças fúngicas e pragas e maior tempo de conservação natural (capacidade intrínseca ao fruto) durante o armazenamento. Como resultado, criar um fruto diferenciado pelo seu modo de produção sustentável económica e ambientalmente e, de valor acrescentado reconhecido pelos consumidores. 

Site de Projecto: https://poli-max.webnode.pt/

Prazo de execução: 01 de Fevereiro de 2018 a 31 Dezembro 2021

Horchestra

Resumo: O principal objetivo do ORCHESTRA é acrescentar valor às algas invasoras através de uma cadeia de biorrefinaria de economia circular, aplicada para fornecer soluções para cultivares de peras e maçãs, melhorando a cadeia de valor, com práticas sustentáveis, ecoeficientes e socialmente responsáveis.

Site de Projecto: 

Prazo de execução: 01 Fevereiro 2021 e fim a 30 de Junho de 2023

SPIN

Resumo: Pretende-se desenvolver uma solução de pulverização eficiente e completamente inovadora e disruptiva, tendo em conta a evolução do mercado mundial, procurando oferecer uma solução de pulverização distinta, diferenciada das convencionais atualmente disponíveis no mercado

Site de Projecto: 

Prazo de execução: 02 de Janeiro de 2021 e fim a 30 de Junho de 2023

Progama Demola Challenge

Resumo: A procura por opções de alimentos convenientes, porém saudáveis, saudáveis e sustentáveis gerou uma infinidade de frutas e vegetais minimamente processados RTE. As opções existentes de frutas e vegetais frescos da RTE são principalmente lanches ou acompanhamentos.

Como esses conceitos podem ser atualizados para oferecer uma refeição completa nutricionalmente equilibrada, conveniente e sustentável? Quais tendências em relação aos hábitos de consumo alimentar devem ser consideradas? 

Site de Projecto: https://portal.cocreationportugal.com/cases/892

Prazo de execução: Fevereiro a Junho de 2021

Safe-Apple

Resumo: Norteado para a com a conservação da Qualidade da Maçã de Alcobaça: objectivo resíduos zero. O objetivo principal desta parceria consiste na conservação a longo prazo dos atributos de qualidade da maçã de Alcobaça, visando a obtenção de frutos com resíduos zero ao nível da aplicação de produtos na pós-colheita.

Site de Projecto: https://safeapple.webnode.pt/  

Prazo de execução:02 Janeiro 2018 a 31 Dezembro 2021