Certificações

Certificações da Organização

Detemos a certificação BRC GS, referencial de segurança alimentar reconhecido mundialmente desde 2004. Esta norma certifica os produtores alimentares num amplo leque de áreas, incluindo HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo), rastreabilidade, prevenção de fraude alimentar, compromisso da administração e sistemas de gestão da qualidade. A Norma Global BRCGS para a Segurança Alimentar é reconhecida pela Iniciativa de Segurança Alimentar Global (GFSI), significando que uma certificação bem-sucedida ajuda a sua empresa a reter ou a desbloquear o acesso a mercados chave. 

Somos certificados no módulo de Cadeia de Custódia do GLOBALG.A.P., assegurando a rastreabilidade e transação de matérias-primas certificadas. A transparência, em toda a cadeia de abastecimento, garante a integridade do seu produto e tranquiliza os seus clientes. A Cadeia de Custódia, é um certificado essencial para todos os produtores e distribuidores que lidam com produtos certificados GLOBALG.A.P., garantindo que qualquer produto rotulado ou vendido como um produto certificado GLOBALG.A.P. é fornecido por explorações certificadas GLOBALG.A.P.. Estabelece requisitos rígidos para o manuseio de produtos certificados e a segregação adequada de produtos certificados, e não certificados, nas unidades de operação de processamento.

A Campotec, avalia anualmente, por entidade externa, as Boas Práticas de Fabrico. Um programa de certificação em boas práticas de fabricação (GMP) oferece inspeção e certificação independentes, que demonstram que as práticas básicas de fabrico e os pré-requisitos necessários para a implementação de um programa eficaz de segurança do alimento, como a análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), estão a ser seguidos.

A Campotec, avalia anualmente a sua responsabilidade social por intermédio de auditorias externas.

O termo Responsabilidade Social Corporativa (RSC), descreve a contribuição voluntária das empresas para o desenvolvimento sustentável que vai além dos requisitos legais. RSC significa, atividade empreendedora responsável na atividade empresarial real, sobre aspectos ecologicamente relevantes, nas relações com os colaboradores e parceiros e o intercâmbio com as partes interessadas relevantes.

A Campotec detém uma unidade de produção biológica certificada no seio da nossa organização, garantindo que a manipulação dos produtos biológicos ocorre de forma segregada da produção convencional.

Campotec Icon

A Campotec possuí um núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Inovação com idoneidade, reconhecida pela ANI (Agência Nacional de Inovação)

As atividades de Investigação e Desenvolvimento fazem parte da abordagem da empresa ao negócio, constituindo papel central para a produção de produtos inovadores e desenvolvimento de processos mais eficientes, que se traduzem na diferenciação positiva junto do consumidor.

O Reconhecimento de Idoneidade, de I&D, visa obter uma comprovação externa das valências e capacidades de I&D que a empresa dispõe e desenvolve em permanência, com objectivo de prosseguir com as atuais colaborações e desenvolver novas com parceiros, por exemplo, do SCTN.

Certificações na produção primária

Os hortofrutícolas que chegam à Campotec são certificados em GLOBAL G.A.P.

O Global G.A.P é um sistema de certificação usado entre os produtores e proprietários de marcas na produção e comercialização de alimentos, com uma produção segura e sustentável. O referencial GLOBALG.A.P. estabelece critérios muito rigorosos de boas práticas agrícolas e integra aplicações modulares para os diferentes grupos de produtos, incluindo a produção de plantas e de animais, de materiais de propagação de plantas e de forragens compostas, entre outros.

Campotec Icon

Todas as nossas explorações, e dos nossos sócios, elaboram em regime de Produção Integrada.  Produção Integrada é, segundo a OILB/SROP, um sistema agrícola de produção de alimentos de alta qualidade que utiliza os recursos naturais e mecanismos de regulação natural, em substituição de factores de produção prejudiciais ao ambiente e de modo a assegurar, a longo prazo, uma agricultura viável.

Uma parte muito significativa dos nossos frutos é produzido em regime de Agricultura Biológica, reconhecido e certificado. A Agricultura biológica é um sistema de produção agrícola (vegetal e animal), que procura a obtenção de alimentos de qualidade superior, recorrendo a técnicas que garantam a sua sustentabilidade, preservando o solo, o meio ambiente e a biodiversidade, privilegiando a utilização dos recursos locais e evitando o recurso a produtos químicos de síntese e adubos facilmente solúveis. Temos o objectivo de ser o maior produtor nacional de Maçã Bio.

As nossas maçãs de Alcobaça têm certificação IGP. Uma IGP é um nome geográfico, ou equiparado, que designa e identifica um produto originário desse local ou região, que possui uma determinada qualidade, reputação ou outras características que podem ser essencialmente atribuídas à sua origem geográfica e que, em relação ao qual pelo menos uma das fases de produção tem lugar na área geográfica delimitada.

Mais detalhes em: https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/frutos-frescos/738-maca-de-alcobaca-igp

As nossas Pêras Rocha, têm a certificação DOP. Uma DOP é um nome geográfico, ou equiparado, que designa e identifica um produto originário desse local ou região, cuja qualidade ou características se devem essencial, ou exclusivamente, ao meio geográfico específico, incluindo fatores naturais e humanos, cujas fases de produção têm lugar na área geográfica delimitada.

Mais detalhes em: https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/frutos-frescos/686-pera-rocha-do-oeste-dop